Os blogs
estão se profissionalizando e deixando de ser apenas "diário virtual
adolescente" para virar palco de discussões e fonte de informações para
muitos setores. E esta febre começa a contagiar professores e educadores, que
já vêem nos blogs uma alternativa para comunicação na educação e um excelente
meio para oferecer uma formação descentralizada.
De acordo
com educadores, não há limite para a utilização dos blogs na escola. Primeiro,
pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento
tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que estas páginas
exercem sobre os jovens.
Desde o
debate de temas atuais até a divulgação de projetos escolares: em todas as
disciplinas é possível utilizar o blog como ferramenta pedagógica. Segundo
Gládis, vários professores já utilizam esta ferramenta com excelentes
resultados. Há diferentes tipos de blogs educacionais: produção de textos,
narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades,
relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e
vídeos produzidos por alunos.
Para Suzana Gutierrez, pesquisadora do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE), da UFRS, o interessante é que os blogs permitem que os participantes produzam textos e exerçam o pensamento crítico, retomando e reinterpretando conceitos e práticas. "Os weblogs abrem espaço para a consolidação de novos papéis para alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem, com uma atuação menos diretiva destes e mais participante de todos." Ela lembra que os blogs registram a concepção do projeto e os detalhes de todas as suas fases, o que incentiva e facilita os trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares. "Pode-se assim, dar alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola e até famílias e comunidade."
Para Suzana Gutierrez, pesquisadora do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE), da UFRS, o interessante é que os blogs permitem que os participantes produzam textos e exerçam o pensamento crítico, retomando e reinterpretando conceitos e práticas. "Os weblogs abrem espaço para a consolidação de novos papéis para alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem, com uma atuação menos diretiva destes e mais participante de todos." Ela lembra que os blogs registram a concepção do projeto e os detalhes de todas as suas fases, o que incentiva e facilita os trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares. "Pode-se assim, dar alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola e até famílias e comunidade."
A
educadora Sônia Bertocchi concorda que os blogs têm potencial para reinventar o
trabalho pedagógico e envolver muito mais os alunos. "Há aqui um grande
poder de comunicação e os alunos passam a ser escritores, leitores e
pensadores." Para ela, que já trabalhou com blogs na formação de
professores, os diários eletrônicos são um excelente recurso para desenvolver
trabalhos em equipe, discutir e elaborar projetos. Além disso, servem como
espaço para anotações de aula e discussão de textos. "Os blogs ajudam a
construir redes sociais e redes de saberes, mas é a criatividade, de
professores e alunos, que vai determinar a otimização da ferramenta."
Fica a
dica!
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